terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

JANELAS "A ENTRADA DA CASA"


Para o Feng Shui, a  “entradas” da casa são muito importantes, pois é através delas que a energia boa Chi, entra e flui por todos os ambientes. Não falo apenas da porta de entrada, mas de suas janelas também.
É como se a porta de entrada da casa fosse a “boca” e as janelas fossem os “olhos” da casa.
Se a porta de entrada é a boca, as janelas de uma casa são consideradas no Feng Shui, "os olhos".
É palas janelas que entramos em contato com a paisagem em volta e com um mundo vasto de informações e impressões que nos trazem tudo o que vemos. Da mesma forma, o mundo exterior “vê” o que acontece em nossas casas pelas janelas.
Símbolos do contato com o mundo exterior, muitas vezes às vemos como cenários de contos de fadas, romances policiais, filmes de  ação, terror ...
Como então manter uma relação com esta simbologia, tratando este elemento da casa de forma a atrair e multiplicar as energias positivas?

Cuidados com a aparência e manutenção são muito importantes. Vidros e venezianas quebrados passam a impressão de falta de cuidado e decadência. Ao se relacionar com o mundo exterior pela visão da paisagem do entorno da casa, o morador tem entre si e o externo, um elemento deteriorado. Esta situação contínua, simboliza a falta de visão que os moradores têm do mundo exterior, podendo gerar perdas financeiras e dificuldade de crescimento.
Cura: manter janelas com boa manutenção e funcionando perfeitamente.

Ambientes sem janelas, sem dúvida alguma, um maior estresse em seus ocupantes. Sem contato com o mundo exterior, ficamos sem estímulos sensoriais. Não temos informação visual, sem luz natural, sem ver o sol, a chuva ou a paisagem, ficamos aprisionados em um ambiente onde a energia tende a ficar estagnada. Esta situação gera cansaço físico e mental.
Cura: Para um ambiente como este, a solução é trabalhas com muita iluminação, de preferência mesclando lâmpadas frias e incandescentes; plantas e flores naturais, com o cuidado de trocar sempre pois a falta de luz fará com que durem menos; cores suaves e próximas da natureza; representações da natureza como fotos, pinturas com paisagens etc.

Ambientes com muitas janelas também são desfavoráveis. Os ocupantes de um ambiente como este, sentem-se desprotegidos e sem privacidade. Esta situação mantém os ocupantes sempre em estado de alerta, aumentando a tensão, dificultando a concentração e minando a energia vital.
Cura: Plantas altas próximas às janelas e cortinas ou persianas que permitam o controle da visão.
  
A localização das janelas também deve ser observada. Devem ser em menor quantidade na face da casa onde sopram os ventos muito fortes. Muito vento torna os ocupantes mais tensos e desequilibrados.
O ideal é ter a maior quantidade de janelas voltadas para a face onde nasce o sol.

Janelas sempre fechadas também são sinal de estagnação. Os ocupantes de ambientes com esta situação poderão ter problemas de saúde devido à presença de mofo e bactérias. No plano emocional, irão se sentir em um ambiente doente e pesado. A energia também não poderá fluir normalmente.
Cura: Se realmente for impossível abrir as janelas de um determinado ambiente,  algumas soluções podem ser empregadas como plantas naturais, uma fonte sempre ligada, ventiladores de teto e boa iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário